Home


A Turma de Enfermagem
3°/4º Período de Enfermagem


          O que teria em comum tantas pessoas de origem, criação e cultura diferentes?? Eu diria que um SONHO, um sonho que teve início oficialmente no dia 02 de fevereiro de 2010, digo oficialmente porque alguns de nós já o carregava desde a infância. Lembro-me como se fosse hoje daquele dia, eu iria pra FACULDADE, foi uma mistura de medo, ansiedade e alegria, que juntos se tornaram um frio enorme na barriga, finalmente deu a hora tão esperada, a chuva começou a cair, como se estivesse caindo para marcar aquele momento. Um a um foi entrando naquela sala que parecia tão grande, tantos rostos diferentes, alguns não tão assim.

          Primeira aula, FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DE ENFERMAGEM, professora Carla Ribeiro, a coordenadora do curso de Enfermagem do IESRIVER, foi ali, naquele momento em que começamos a conhecer um pouco da história da profissão que escolhemos, e um pouco das pessoas que construiriam este sonho conosco.

          Daquele primeiro dia de aula até aqui, tiveram que nos deixar algumas pessoas, mais Deus nos presenteou com outras que foram entrando ao longo do tempo. Hoje já no 4º Período podemos dizer que somos uma família, como todas as outras, com desavenças, carinho, compreensão e não há quem possa dizer o contrário, somos sim, uma grande família, unida pelo mesmo sonho, A ARTE DE CUIDAR, cuidar das pessoas que precisam, zelar pelo maior presente que Deus nos deu, a VIDA.

          E talvez quando esse sonho se concretizar a maioria de nós irá se separar. Sentiremos saudades de todas as conversas jogadas fora, das descobertas que fizemos dos sonhos que tivemos dos tantos risos e momentos que compartilhamos. Saudades até dos momentos de lágrima, da angústia, das vésperas de finais de semana, de finais de ano, enfim, do companheirismo vivido. Mas estaremos sempre juntos nas lembranças dessa caminhada, difícil caminhada para sermos ENFERMEIROS.

          “Escolhemos o branco, porque queremos transmitir a paz. Escolhemos estar presente na dor, porque já estivemos muito perto do sofrimento. Escolhemos servir o próximo, porque sabemos que todos nós um dia precisaremos de ajuda. Escolhemos nos dedicar à saúde, porque respeitamos à vida.”          Um Brinde ao sucesso que o futuro nos reserva...


Évelyn R. do Prado